Sancionada lei que cria conselho LGBT em SJDR

Ato ocorreu durante a 6ª Parada Gay com a presença do prefeito Helvécio Reis

Cine Debate aborda a questão da homossexualidade

Levantar a questão da homossexualidade por meio do audiovisual foi à proposta do primeiro Cine Debate da 6ª Semana da Diversidade Sexual

Semana da diversidade promove I Seminário Municipal de Educação em Direitos Humanos

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, o Movimento Gay da Região das Vertentes, o Levante Popular da Juventude e Coletivo Carcará promoveram o I Seminário Municipal de Educação em Direitos Humanos.

terça-feira, 19 de junho de 2012

SJDR: Parada Gay será em Setembro



Evento entra no calendário da cidade, mas acontece sem apoio da Prefeitura.
 MGRV vai discutir juventude, direitos humanos e saúde

10 mil pessoas marcham na parada, no ano passado
O Movimento gay da Região das Vertentes (MGRV) já prepara as atividades da 5ª Semana da Diversidade Sexual da Região das Vertentes e Parada da Cidadania e do Orgulho de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais agendada para acontecer de 12 a 16 de setembro na cidade mineira de São João del-Rei, 186km da capital. Há um ano o evento entrou no calendário oficial da cidade, mas não conta com apoio da prefeitura local. 

Com o objetivo de dar visibilidade e propor ações para a juventude o MGRV definiu como tema central a juventude. “ Vamos falar sobre o que nós, jovens, pensamos sobre saúde, educação, direitos humanos, cidadania . A parada vai lutar pela criação da secretaria de direitos humanos, neste ano sob a visão e protagonismo da juventude, especialmente, da juventude LGBT” afirma Dalpison Soares presidente do movimento LGBT local. 

Juventude abandonada

De acordo com dados epidemiológicos do Ministério da Saúde a AIDS aumentou exponencialmente na juventude gay e nas mulheres jovens. As estatísticas de assassinatos de homossexuais no Brasil, sistematizado anualmente pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), aponta um índice preocupante de adolescentes e jovens gays e travestis assassinados por preconceito.  A Secretaria de Direitos e Cidadania da Presidência da República reconhece o racismo como fator estruturante para o assassinato de jovens negros no país. 

O MGRV reafirma o compromisso em lutar por uma São João del-Rei mais humana e fraterna com todas as diferenças. Dessa forma o movimento vai lutar, novamente, pela criação da secretaria municipal de direitos humanos, nomeação do conselho municipal dos direitos humanos, modernização do planejamento anual de ações e metas para combater a epidemia de AIDS na cidade, além de discutir e propor ações para a juventude local. 

Parada não será apenas LGBT

O MGRV comemora 05 anos de fundação em 2012. Ao longo da trajetória do movimento a luta pelos direitos humanos foi se fortalecendo e outras pautas sendo incorporadas. A parada LGBT é o espaço para mulheres, negros, deficientes físicos, jovens, estudantes e todos os grupos sociais mais vulneráveis a violação de direitos se manifestarem. É o dia de parar a cidade pelos direitos humanos!

A parada da cidadania e do orgulho LGBT leva o tema  “Juventude em ação: Fora discriminação!” para as ruas da cidade histórica de São João del-Rei no dia 16 de setembro com concentração a partir de 13h na Avenida leite de Castro (em frente a Cacel) onde são esperadas 10 mil pessoas. A parada LGBT encerra a programação de uma semana inteira de debates, discussões e elaboração de propostas para o poder público local no campo dos direitos humanos, saúde, educação, cultura e cidadania. 

Fonte: ASCOM MGRV





segunda-feira, 11 de junho de 2012

Jovem, gay e negro: Dalpson Soares é o novo presidente do MGRV


Movimento Gay amplia luta pelos direitos humanos, cria secretaria de mulheres e elege o primeiro presidente jovem e negro da entidade

Dalpson Soares, novo presidente, na sede do MGRV
O MovimentoGay da Região das Vertentes (MGRV) com sede em São João del-Rei, interior de Minas Gerais, 186km da capital, passa por uma reformulação em sua estrutura e diretoria. Em assembléia do movimento no início do mês a entidade passa a ser liderada pelo primeiro jovem, gay e negro, além de criar a sua secretaria de mulheres. 

Em 2012 o MGRV completa 05 anos de fundação. Ao longo do tempo diversos avanços foram conquistados em defesa dos homossexuais. Agora o movimento expande sua luta. “Nós mulheres temos uma pauta de luta que coincide muito com a dos homossexuais. Queremos uma São Joao del-Rei livre do machismo, racismo e homofobia” afirma Mariza Mateiro eleita para coordenar a secretaria de mulheres criada pelo MGRV. Mateiro também é ativista no movimento estudantil na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), sobretudo, na defesa dos direitos da mulher na União Estadual de Estudantes de Minas Gerais(UEE/MG) e União Nacional dos Estudantes (UNE). 

Já Dalpson Soares, novo presidente do MGRV, acredita que o momento é de consolidação da luta pelos direitos humanos na cidade. “Vamos consolidar e continuar um excelente trabalho iniciado há 05 anos por Carlos Bem e demais militantes. Avançamos muito nos últimos anos, isso é visível, é um fato. Conquistamos leis municipais, saímos do anonimato, temos um lugar para buscarmos apoio quando formos discriminados. Tudo isso é consequência da luta cotidiana, sobretudo, de quem teve a coragem e colocou a cara a tapa numa época em que pouquíssimas pessoas tiveram o protagonismo de organizar a luta pelos direitos dos homossexuais” afirma.  O presidente pontua, ainda, os desafios para os próximos anos com foco no combate ao machismo, racismo e homofobia, além da inserção da defesa dos direitos da juventude. 

O MGRV amplia sua luta e expande para a defesa dos direitos humanos de homossexuais, mulheres, negros e jovens. A nova diretoria espera, agora, desenvolver projetos mais ampliados para transformar a sociedade em prol da igualdade e cidadania plena buscando uma São João del-Rei livre do machismo, racismo e homofobia.