Sancionada lei que cria conselho LGBT em SJDR

Ato ocorreu durante a 6ª Parada Gay com a presença do prefeito Helvécio Reis

Cine Debate aborda a questão da homossexualidade

Levantar a questão da homossexualidade por meio do audiovisual foi à proposta do primeiro Cine Debate da 6ª Semana da Diversidade Sexual

Semana da diversidade promove I Seminário Municipal de Educação em Direitos Humanos

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social, o Movimento Gay da Região das Vertentes, o Levante Popular da Juventude e Coletivo Carcará promoveram o I Seminário Municipal de Educação em Direitos Humanos.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Transexuais conquistam nome social no SUS em São João del-Rei



A atuação do Conselho Municipal de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) em São João del-Rei, Minas Gerais, garantiu a efetivação do direito que as pessoas travestis e transexuais conquistaram em utilizar seu nome social no Cartão Nacional de Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde passou a emitir o Cartão do SUS com o nome social  nesta semana. 

A nota técnica N°18/2014 do Ministério da Saúde orienta gestores e operadores do sistema responsável pelo cadastramento de usuários do SUS a como proceder no preenchimento dos campos nome civil, nome social e sexo. No caso dos transexuais e das travestis deve constar no cartão SUS o nome social, data de nascimento, número do cartão e código de barras, sendo que os campos nome civil e sexo devem ser omitidos. Porém os dados completos do usuário, o que inclui o nome civil, serão mantidos na base de dados do Cartão Nacional de Saúde e no código de barras. Isso garante a validade do registro das informações e preserva a identificação do usuário.

O presidente do conselho municipal LGBT e diretor de direitos humanos da Prefeitura Municipal de São João del-Rei, Carlos Bem, comemorou a conquista. “Temos dialogado com a Secretaria Municipal de Saúde sobre a necessidade de implementar as conquistas da população LGBT no SUS. Essa medida é simples, mas efetiva a dignidade de muitas pessoas transexuais e travestis” afirma. O diretor de direitos humanos também elogiou o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Rodrigo Penha. “O secretário assumiu a pasta a pouco mais de 30 dias e já tem resolvido demandas antigas do movimento LGBT. Isso mostra uma gestão inclusiva e comprometida com os direitos humanos”. 

Até esta semana pessoas travestis e transexuais não conseguiam efetivar o direto de usar apenas o nome social no cartão do SUS em São João del-Rei. A partir de uma reclamação recebida pelo conselho municipal LGBT e a pronta atuação do órgão as coisas começaram a mudar. O jovem John Ferreira de 19 anos natural de São João del-Rei é um homem transexual e procurou a secretaria municipal de saúde para emitir o cartão SUS, mas o nome social não foi garantido no documento “Ter o acesso ao atendimento público de saúde podendo utilizar o nome social é muito importante, pois a falta do mesmo pode causar muito desconforto e constrangimento na hora do atendimento. Só queremos ser tratados com dignidade”
Com o diálogo estabelecido entre o conselho municipal LGBT e a secretaria de saúde casos como o de John não mais acontecerá. A partir de agora todas as pessoas travestis e transexuais terão impressos seu nome social no cartão SUS. “Estou muito feliz porque nós, homens trans, só queremos nossos direitos. É um grande avanço para as pessoas transexuais” finaliza Jhon.
 
Para emitir o cartão SUS com o nome social basta procurar a Secretaria Municipal de Saúde com RG, CPF, certidão de nascimento e comprovante de residência. Dúvidas podem ser tiradas no setor de regulação da secretaria pelo telefone (32)3379-1566.

Confira o depoimento do jovem Jhon Ferreira sobre as dificuldades das pessoas transexuais ao acessar os serviços de saúde: 

“Passamos por constrangimentos por não sermos tratamos da forma que nos sentimos bem, com o nosso nome social. Eu só acho que os profissionais de saúde precisam de um preparatório pra atender pessoas trans pois se todos estudassem só um pouco sobre assunto entenderiam que nós transexuais somos pessoas que possuímos uma inadequação entre o sexo físico e o psíquico, não temos perfeita correspondência entre a genitália interna e externa de um único sexo, isto é, não nos sentimos bem, com o nosso sexo físico, respondendo psicologicamente aos estímulos do sexo oposto. Entretanto, justo esclarecer que isso não pode ser considerado com uma anomalia, apenas não corresponde aos padrões de normalidade previamente estabelecidos pela sociedade.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Dia da visibilidade Bissexual. Conselho Municipal convoca marcha LGBT para novembro em São João del-Rei

O Conselho Municipal de Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) de São João del-Rei, MG, se encontrou hoje, 23, para mais uma reunião da comissão organizadora da conferência regional de direitos LGBT a ser realizada na cidade histórica. Na oportunidade o conselho municipal definiu a data da 8ª edição da Marcha da Cidadania e Orgulho LGBT da Região das Vertentes e convocou a manifestação para dia 08 de novembro.

A marcha pela cidadania e orgulho LGBT da Região das Vertentes encerra a semana da diversidade sexual que, neste ano, acontecerá de 03 a 08 de novembro.  A temática e programação das atividades serão definidas, posteriormente, pelo Conselho Municipal.

Dia da Visibilidade Bissexual

O conselho LGBT divulgou a data da semana da diversidade sexual e da marcha, propositadamente, no dia da visibilidade das pessoas bissexuais. A data tem importante tarefa de dar visibilidade sobre as diversas formas de preconceito e discriminação contra as pessoas bissexuais. Criada por três ativistas bissexuais nos EUA a data tem o objetivo de combater a marginalização, preconceito e discriminação.

Para o presidente do conselho municipal LGBT, Carlos Bem, a data é importante momento para dar visibilidade às questões de discriminação vivenciada por grupos sociais ainda mais invisíveis que gays e lésbicas. “Temos a tarefa de chamar o debate e dar visibilidade para as demandas das pessoas bissexuais. Ainda há muita ausência de informação, muita opressão e discriminação contra a comunidade bissexual. Neste ano queremos ampliar o debate defendendo a dignidade e cidadania das pessoas bissexuais, mas também das pessoas travestis e transexuais. Essas ações aparecerão com mais força na conferência LGBT e na semana da diversidade sexual” afirma.

Conselho organiza 1ª Conferência Regional LGBT


O conselho municipal de direitos das pessoas LGBT de São João del-Rei juntamente com a comissão organizadora ampliada estão organizando a Conferência Regional de Direitos da população LGBT. O evento acontece no dia 07 de outubro a partir de 13h no Teatro do Campus Santo Antônio da UFSJ. Na ocasião serão levantadas propostas para elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento a LGBTfobia em São João del-Rei e Região. Além disso, serão eleitos delegadas e delegados para a etapa estadual da conferência a ser realizada na cidade de Belo Horizonte. A primeira Transexual a comandar a coordenadoria de políticas públicas para a população LGBT na Secretaria de direitos Humanos da Presidência da República, Symmy Larrat, confirmou presença no evento onde vai palestrar sobre o Sistema Nacional LGBT. O evento é aberto a toda a população e para participar basta comparecer no dia e local do evento. Mais informações: (32)3379-2935 ou pelo email: dhsjdr@yahoo.com.br

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Prefeito Helvécio convoca Conferência Regional de Direitos LGBT em São João del-Rei



Conselho LGBT e Comissão Organizadora

O Prefeito Municipal de São João del-Rei, professor Helvécio, convocou a realização da 1ª Conferência Regional de Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) da Região das Vertentes pólo São João del-Rei. Ela será realizada dia 07 de outubro de 13h as 19h no Teatro do Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei. Por meio de decreto municipal o Prefeito convoca a população LGBT, entidades, organizações da sociedade civil, universidades, coletivos, instituições públicas e privadas e prefeitura de 20 cidades que compõem a Microrregião do Campo das Vertentes a participar da conferência. 

Com o tema “Por um Brasil que criminalize a violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais” um dos objetivos da conferência é propor, discutir e consolidar as diretrizes das políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e à promoção dos direitos humanos e cidadania da população LGBT a serem observadas e realizadas pelas administrações municipais na microrregião das Vertentes. 

A organização da conferência está sob responsabilidade de uma comissão organizadora e do Conselho Municipal de Direitos LGBT colegiados compostos por entidades da sociedade civil e da Prefeitura Municipal, além da Superintendência Regional de Ensino, Gerência Regional de Saúde e Gerência Regional da SEDESE que são órgãos descentralizados do Governo do Estado de Minas Gerais. 

Mais informações na Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Governo pelo telefone (32)3379-2935 ou pelo e-mail: dhsjdr@yahoo.com.br