O Movimento Gay da Região das Vertentes (MGRV) com sede em São João del-Rei, 186km de Belo Horizonte, Minas Gerais, comemora seus 05 anos de fundação e registro neste mês. Para celebrar a data um vídeo-documentário foi produzido como uma das ações do projeto "A comunicação de mãos dadas com a prevenção". O projeto tem o apoio do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O vídeo-documentário narra em ordem cronológica as principais aitividades e conquistas do MGRV nesses anos de atividade, além dos serviços oferecidos pela associação de defesa da cidadania e dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais na Região das Vertentes.
Para um dos fundadores e atual coordenador do movimento, Carlos Bem, meia década de atuação é algo a ser comemorado. "Nesses cinco anos tiramos a comunidade LGBT do anonimato. Conquistamos leis e políticas públicas para promoção da nossa cidadania. A realidade dos homossexuais em São João del-Rei é muito melhor do que tínhamos há 05 anos atrás" avalia Bem.
O vídeo-documentário aponta que a principal conquista do MGRV foi a aprovação da Lei Rosa - lei municipal que pune atos de discriminação contra a população LGBT em São João del-Rei - além das dezenas de campanhas de prevenção da AIDS protagonizadas pelo movimento.
O vídeo-documentário apresenta mais detalhes dessa história e pode ser acessado Aqui.
Ascom/MGRV
0 comentários:
Postar um comentário