Cidade histórica é a primeira de Minas a avançar na proposta. Movimento gay comemora
Em reunião realizada na Câmara Municipal de São João del-Rei na tarde desta terça (27), foi aprovada pelos vereadores a criação do Conselho Municipal de Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT). A votação aconteceu em primeiro turno e foi aprovada por 11 dos 13 vereadores.
O conselho é uma ferramenta essencial para construção de políticas públicas e um importante instrumento de controle social. A consolidação do conselho ainda deve passar pelo segundo de votação na próxima semana, antes de ser sancionado pelo Prefeito Helvécio Reis.
Depoimento emocionante
Antes de começar a votação Dagoberto Arnaut fez uso da tribuna livre. Coordenador do Grupo de Pais de Homossexuais da região ele proferiu algumas palavras em nome da entidade pedindo apoio dos vereadores para a aprovação da matéria. Pai de uma lésbica, ele sente na pele quando sua filha sofre preconceito. “O conselho não é uma afronta aos que ainda não conseguem compreender a homossexualidade. É um alento a nós, pais e mães, que sentimos na pele quando nossos filhos são discriminados” afirma.
O projeto de Lei N⁰6556 é de autoria do executivo sendo proposto pela diretoria de direitos humanos da Secretaria de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social da Prefeitura Municipal de São João del-Rei em parceria com o Movimento Gay da Região das Vertentes. Se aprovado em segundo turno a cidade história será a primeira de Minas Gerais a compor um conselho municipal desta natureza.
0 comentários:
Postar um comentário