segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Reportagem do Fantástico sobre homofobia recebe 50 denúncias de LGBT em 24 horas


O programa "Fantástico", da TV Globo, do último domingo, 5 de agosto, exibiu uma matéria especial sobre o cenário da homofobia no Brasil. Após ter aberto uma linha direta para ouvir histórias de gays vítimas de violência física e moral, o programa recebeu 50 relatos em apenas 24 horas. Foram denúncias de filhos, netos e irmãos que apontam os familiares como os principais agressores de LGBT no país.

“Violência física, discriminação, humilhação e ameaça. tudo isso eu já passei e passo na minha casa. O tempo todo ele ficava falando que eu tinha que sair de casa, que ia me dar um sumiço. Meus dois irmãos também não aceitam, não falam comigo. Eles falam que eu tenho uma doença”, relatou um jovem que não quis se identificar.

O programa abordou os dados do relatório pioneiro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, estudo que analisou quase sete mil denúncias de violência física e psicológica. Casos que foram registrados principalmente pelo Disque 100, serviço de denúncias contra violações dos direitos humanos. "Justamente para que no momento em que a pessoa faz a denúncia, ela seja recebida com todo o respeito e exista uma investigação. Nós identificamos também que as circunstâncias de impunidade também no caso dos crimes de caráter homofóbico contribuem para a continuidade dessa violência”, declarou a ministra da Secretaria de Direitos Humanos Maria do Rosário à reportagem. 

A reportagem teve ainda a participação da professora Edith Modesto, presidente do Grupo de Pais de Homossexuais, que há 15 anos comanda a entidade que aproxima pais e mães de seus filhos homossexuais, evitando assim as agressões dentro de casa. “Para uma mãe é muito difícil. Falou homossexual hoje em dia a maioria das pessoas já aceita, como filho do vizinho. Mas filho da própria pessoa ainda é difícil”, declarou a professora.

Em São João del-Rei, os casos de homofobia podem ser denunciados na sede da ONG MGRV, localizada na Av. Josué de Queiroz, 701, Matozinhos. 

Fonte: Mix Brasil

0 comentários:

Postar um comentário