terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Movimento Negro e LGBT se unem por direitos humanos em São João del-Rei

O dia da consciência negra, 20 de novembro, abriu a semana de debates sobre o racismo e intolerância religiosa em São João del-Rei e fez parte da programação da semana da diversidade sexual da Região das Vertentes.

O combate a discriminação religiosa também é uma bandeira de luta do movimento LGBT que busca conscientizar a sociedade sobre a diversidade religiosa. “Infelizmente, muitos tem preconceito e relacionam a umbanda e candomblé como religiões demoníacas ou algo que possa trazer coisas ruins para a vida das pessoas. Por isso querem punir, proibir e controlar o exercício dessas religiões. Sabemos que há muito racismo e preconceito contra as religiões de matriz africana. A liberdade religiosa precisa ser garantida. Estamos falando da ancestralidade que é espiritual, cultural e precisa ser respeitada. O poder público tem o dever de enfrentar a discriminação, preconceito e violência contra os praticantes de religiões de matriz africana” afirma o diretor de direitos humanos da Prefeitura e presidente do Conselho Municipal de direitos LGBT, Carlos Bem.

O Professor e Pai Cláudio, também falou sobre o preconceito entre as religiões. “Todas as religiões são boas e temos que respeitá-las, seja o candomblé, umbanda, etc. O ponto chave é o respeito pela diversidade, ninguém é igual ao outro. A sociedade de uma maneira geral já não está mais aceitando o preconceito”, ressaltou.


A Coordenadora das Políticas de Igualdade Racial e membro do Grupo de Inculturação Afro-descendentes Raízes da Terra, Vicentina Neves disse que a luta contra o preconceito é incansável. “A discriminação existe e nós não vamos parar. Existe uma lei que nos ampara e nós vamos atrás dela porque ela deve ser cumprida”, afirmou.

                                                                                                                     Foto: Antônio Celso Toco
Dia da Consciência Negra é celebrado com debate no salão nobre da Prefeitura

0 comentários:

Postar um comentário