quarta-feira, 9 de maio de 2012

São João del-Rei: Gaylourada reúne centenas de homossexuais

Movimento Gay das Vertentes realiza evento de recepção de calouros e
reúne cerca de 500 homossexuais
A tradicional Gaylourada promovida pelo Movimento Gay da Região das Vertentes (MGRV) em São João del-Rei, Minas Gerais, 180km da capital, aglomerou cerca de quinhentos homossexuais e simpatizantes na sede social do Athletic club no bairro Matozinhos na noite do último sábado, 17. O evento acontece pelo quarto ano consecutivo e tem o objetivo de aproximar o movimento LGBT dos novos estudantes homossexuais da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).
O coordenador do MGRV e estudante de jornalismo na UFSJ, Carlos Bem, explica que o evento nasceu da necessidade em divulgar duas leis que protegem os homossexuais da discriminação. “Há quatro anos sentimos a necessidade de fazer um evento para divulgação da lei estadual e municipal que pune atos de discriminação contra LGBT. Em São João del-Rei temos uma lei municipal que protege os homossexuais da discriminação. Temos de divulgar e os homossexuais precisam conhecer as leis para se proteger”afirma.
Já a presidenta do centro acadêmico do curso de música da UFSJ, Mariza Mateiro, simpatizante da luta pelos direitos dos homossexuais afirma que “no início dos semestres acontecem várias festas para recepcionar os calouros. Acho muito importante a Gaylorada acontecer para mostrar para as pessoas que os homoxessuais querem e devem ser respeitados, querem estar nas universidades sem homofobia, sem ter que passar por trotes machistas” pontua.
O estudante Marlon Bruno di Paula, 18 anos, do primeiro período de comunicação social e calouro na UFSJ sente a importância do evento organizado pelo MGRV. “Quando a pessoa se assume gay independente do lugar onde ela estiver ela vai se sentir insegura por causa do preconceito. A gaylourada para mim serviu de encontro e mostra que não estamos sozinhos. Existe um movimento organizado na cidade para nos apoiar” relata. Marlon que é natural da cidade de Timóteo no Vale do Aço Mineiro destaca, ainda, a importância da lei municipal que pune a discriminação contra homossexuais em São João del-Rei. Questionado se na sua cidade natal há leis que protegem os homossexuais é enfático ao afirmar que “não tenho conhecimento de uma lei municipal sobre esse assunto. Em Ipatinga cidade vizinha da minha as pessoas morrem por homofobia”.
A gaylourada 2012 contou com apresentações culturais da drag queem revelação em Belo Horizonte , Penélope Fontana, da deejay lésbica de Lavras, Pam Miller, além de se configurar como importante estratégia de promoção da saúde e prevenção das DST/AIDS.
Para conferir as fotos do evento acesse: https://www.facebook.com/profile.php?id=100003017757495

0 comentários:

Postar um comentário