quarta-feira, 11 de setembro de 2013

AIDS e Juventude: uma combinação infeliz

Na noite desta terça-feira (10), foi realizada para mais de cinquenta alunos da Escola Estadual Dr. Garcia de Lima uma palestra ministrada por Deivisson de Souza, membro da organização não governamental e referência mundial na conscientização sobre AIDS/HIV Grupo Vhiver (www.vhiver.org.br).

Através de discussões, vídeos e momentos de descontração, a palestra chamou a atenção dos presentes para a importante mensagem: a AIDS está mais próxima do que se imagina. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o principal grupo de risco hoje é a população jovem, carente e com falta de informações sobre prevenção e testes da doença, com 56% dos casos detectados no Brasil concentrados na região Sudeste e sendo a principal forma de transmissão ainda o contato sexual.

Além da AIDS, o uso de preservativos masculinos e detalhes de outras doenças sexualmente transmissíveis também foram levadas em consideração e explicadas por Deivisson, que respondeu a dúvidas dos alunos e de professores que acompanharam o debate. Por fim, ao final do evento, foram distribuídos preservativos para os alunos, que aprovaram o trabalho de informação sobre DST's. "É uma importante forma de lembrar que a gente estar correndo risco, e que todo cuidado é pouco quando se trata doenças desse tipo" comenta Wagner, aluno da instituição. O vice-diretor da escola, Humberto Kenneth Bianchini, também aprovou o trabalho. "Vivemos em um mundo de informações, e temos comunicações de todos os tipos. Por isso, é de extrema importância que as pessoas tragam informações de relevância para os alunos na linguagem deles, da forma que eles entendem. A escola como uma empresa cultural se faz pelo aprendizado, e portanto, este tipo de ação como conscientizadora da juventude está mais que aprovada".

CTA São João del-Rei

Para quem quiser fazer o teste da AIDS ou Hepatites virais pode se dirigir ao Centro de Testagem e Aconselhamento da cidade, que fica na Av. Tiradentes, 136, Centro de Tiradentes, no horário de 07 às 11 e de 14 às 17 horas. O teste é rápido, sigiloso e gratuito, e toda medicação e acompanhamento é feito de graça pelo Ministério da Saúde.

6º Semana da Diversidade

A programação da 6º Semana da Diversidade organizada pelo MGRV continua. Confira a programação completa abaixo e acompanhe a divulgação das ativitades também na página do MGRV no Facebook.



_____
Texto e Fotos: Diego Meneses

0 comentários:

Postar um comentário