quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Representante da organização mundial na conscientização sobre AIDS/HIV fala sobre importância da informação

“Juventude, saúde e prevenção da AIDS” é o tema da palestra ministrada por Deivisson de Souza, membro da organização não governamental e referência mundial na conscientização sobre AIDS/HIV Grupo Vhiver, em três escolas estaduais da cidade: Escola Estadual Doutor Garcia de Lima, Escola Estadual Governador Milton Campos e Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa. Os eventos aconteceram nos dias 10 e 11 de setembro.

Em entrevista exclusiva, o palestrante explica a necessidade da informação sobre a AIDS e as DST. Assim como, a manutenção de ações de mobilização e diálogo com a juventude a cerca de temas como discriminação, sexualidade e prevenção.

Explique sobre o seu trabalho com a juventude?

Deivisson de Souza: Eu trabalho na ONG Grupo Vhiver – Grupo de Apoio e Integração ao portador de AIDS, localizada em Belo Horizonte. Nós temos um projeto denominado “O Pode Crê!”, que é voltado para a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social, com idade entre 15 e 24 anos, através de oficinas continuadas e gratuitas sobre diversidade sexual, relação de gênero, prevenção às DST/Aids, viver com HIV/Aids, anticoncepção, prevenção ao uso de drogas e entorpecentes.

Este ano, o projeto, que foi desenvolvido por mim, foi ampliado para além da região metropolitana de BH, expandindo-se para outros estados. Nós, também, ganhamos prêmios significativos como o melhor projeto executado no estado (Anu) e ficamos entre os melhores projetos desenvolvidos no país em referência a AIDS para a juventude (Cufa).


Qual é o cenário da AIDS hoje entre os jovens no estado?
Deivisson de Souza: Hoje, 56% dos casos detectados no Brasil estão concentrados na região Sudeste, destes 35% são jovem heterossexuais. Quebrando desta maneira mais um estigma: de quem tem AIDS é gay.


Hoje, como está a divulgação da AIDS/HIV para os jovens?
Deivisson de Souza: Mesmo com avanços ainda falta informação para os jovens, pois a maioria da população que vive com AIDS encontra-se em situação de vulnerabilidade social, tendo, muitas vezes, um déficit de atenção muito grande no assunto. Para se ter uma ideia, em algumas escolas ainda nos perguntam se a AIDS pode ser transmitida por um abraço.
Nós trabalhamos também com jovens que cometeram algum delito e encontram-se presos nos centros socioeducativos. Com este trabalho é possível perceber que ainda há muito o que se divulgar sobre o tema AIDS.

A mesma falta de informação também é vista em alguns jovens que suicidam ao saber do diagnóstico positivo à doença. Sendo assim, é necessário que os profissionais da saúde estejam melhores preparados para lidar com esse público.

Por outro lado, vem crescendo a participação de jovens em movimentos sociais, fóruns da juventude e grêmios estudantis. Eles estão entendendo o quando é importante ocupar esses espaços e promover a informação.


Onde os jovens podem encontrar informações sobre a AIDS?
Deivisson de Souza: Grupo Vhiver atende todo o estado de Minas Gerais, os interessados podem entrar em contato pelo site www.vhiver.com.br ou pelos e-mails: contato@vhiver.org.br deivisson@vhiver.org.br

Eles também podem recorrer a Rede Nacional dos Jovens Vivendo com HIV e AIDS (http://redenacionaldejovens.blogspot.com.br/), a qual sou representante no estado.

_____
Texto e fotos: Natália Giarola

0 comentários:

Postar um comentário