quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Minicurso debate saúde pública para os homossexuais

A comissão organizada da 6ª edição da Semana da Diversidade Sexual realizou, no dia 14 de setembro, o minicurso “Formação de Lideranças e Controle Social do SUS”, ministrado por Oswaldo Braga, membro da diretoria do Movimento Gay de Minas de Juiz de Fora. O evento aconteceu na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) – Câmpus Santo Antônio e contou com a presença de membros de associações de homossexuais da região.

O principal objetivo do minicurso foi debater a saúde pública sobre e para os homossexuais e as formas de liderança para que aqueles que encabeçam estes grupos consigam interagir com seu público-alvo com seriedade e respeito, além de também ganhar o apoio das outras pessoas que os cercam.

Segundo Oswaldo, o tema central debatido girou em torno da importância das informações oficiais para um bom controle social. “Eu trouxe alguns números de dados fornecidos pelos boletins etimológicos e nos orçamentos públicos estratificado na questão dos homossexuais. Como, por exemplo, que apesar de nos participarmos da epidemia da AIDS, com uma fatia enorme, se consideramos homens que fazem sexo com homens - homossexuais e bissexuais -, nós ocupamos 30% da epidemia e menos de 1% dos recursos direcionados para a prevenção são voltados para este público, o que é uma discrepância e revê-la uma homofobia institucional”, afirma.

O palestrante acrescenta que “eu acho de suma importância que esse tipo de evento aconteça, porque nós precisamos renovar nossas lideranças e os protagonistas nessa nossa luta, que ainda não terminou”.

Para Alexandre Arruda, participante do minicurso e residente de Conselheiro Lafaiete, os temas debatidos ajudam no desenvolvimento de grupos sociais em suas cidades. “A palestra tem sito produtiva no sentido que nos traz um conhecimento de como tentar movimentar esses grupos dentro da nossa cidade, que são do inteiror. Sendo que, muitas ainda não possuem qualquer tipo de movimento na luta dos direitos humanos”, conclui.



_____
Texto: Natália Silva
Fotos: Diego Meneses

0 comentários:

Postar um comentário