quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Valorização dos Direitos Humanos

Entrega do Troféu São João del-Rei de Direitos Humanos e Combate a Homofobia homenageia grupos e pessoas que lutam na defesa dos direitos humanos

Reconhecer o trabalho desenvolvido em prol dos Direitos Humanos foi o objetivo do Troféu São João del-Rei de Direitos Humanos e Combate a Homofobia, organizado pela comissão 6ª da Semana da Diversidade Sexual. O evento aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 13 de setembro, no 38º Batalhão da Polícia Militar. Ao todo, 50 eleitos foram escolhidos para receberem os agradecimentos por se dedicaram a lutar pelos direitos humanos na cidade e região, seja por meio da política, ativismo ou da abertura de oportunidades.

Na ocasião, estiveram presentes representantes do 38˚ Batalhão de Polícia Militar; da secretária Municipal de Educação; da Secretária Municipal de Cidadania, Desenvolvimento e Assistência Social; a reitora da Universidade Federal de São João del-Rei, Professora Valéria Heloísa Kemp; o Presidente da Câmara Municipal de São João del-Rei, o vereador Antônio Carlos de Jesus Fuzatto; a vereadora Lívia Guimarães, presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal; além de movimentos e grupos sociais como: grupo de pais de homossexuais; Levante Popular da Juventude, dirigente do Movimento Gay de Minas de Juiz de Fora;  Associação de Donas de Casa de São João del-Rei, Coletivo Carcará, Marcha Mundial das Mulheres entre outros.

Segundo Carlos Bem, responsável pela comissão organizadora da parada e representante da Articulação Brasileira de Jovens Gays, o troféu reúne os principais atores políticos e sociais que vem construído a resposta no combate a homofobia.

“A 6ª Semana da Diversidade Sexual da Região das Vertentes veio para consolidar um processo de debate e construção protagonizado pelo Movimento Gay da Região das Vertentes (MGRV) que vem crescendo e desenvolvendo trabalhos em parceria com diversos membros da sociedade sanjoanense. Sendo assim, o troféu simboliza o reconhecimento não só da parceria que já foi construída, mas o reconhecimento da impotência que cada ator social possui na superação do preconceito e da discriminação”, afirma.


Homenagens

O Troféu São João del-Rei de Direitos Humanos e Combate a Homofobia homenageou Vicentina Neves, pela trajetória histórica de luta e defesa dos direitos humanos da população negra, do Grupo de Inculturação Raízes da Terra. Além de Nivaldo Neves, do Grupo de Congada Santa Efigênia, pelo histórico militante do movimento de defesa da população negra, pela resistência e manutenção da cultura afrodescendente por meio das congadas.

A transexual Fernanda Muller, que morreu em julho desse ano, também recebeu uma homenagem póstuma por um vídeo que descrevia sua trajetória. Fernanda, que morava em Juiz de Fora, era militante em defesa dos direitos humanos LGBT em Minas Gerais.

_____
Texto: Natália Silva
Foto: Diego Meneses

0 comentários:

Postar um comentário